sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Os mestres da QUALIDADE

Bem-vindos ao mundo da qualidade. Conheça o essencial da vida e da obra das seis personalidades que, em nossa opinião, marcaram o movimento. Aprenda as lições dos gurus sobre como gerir a qualidade na sua empresa
Por Jaime Fidalgo Cardoso
Juran e Deming foram os dois pioneiros do movimento da qualidade. Os nipónicos consideram-os os inspiradores do milagre industrial japonês iniciado na década de 50. Os norte-americanos só os descobriram nos anos 80. As suas ideias foram a base de uma revolução da qualidade que restabeleceu a confiança na indústria nacional.
Mas seria injusto associar o movimento a estes dois gurus. Do lado norte-americano, Philip Crosby deu uma preciosa ajuda com a sua teoria dos zero defeitos e Armand Feigenbaum foi o grande impulsionador do conceito de controlo total da qualidade. Do lado japonês, Taoru Ishikawa e Genichi Taguchi são dois nomes sonantes. Ishikawa foi o pioneiro. Deu um cunho japonês aos ensinamentos de Deming e Juran e criou as sete famosas ferramentas do controlo estatístico da qualidade. Foi também o grande inspirador dos círculos de qualidade. Taguchi prestou um forte impulso à promoção do design industrial, que marcou a segunda vaga do movimento da qualidade no Japão após a primeira fase assente no controlo estatístico.
Fora da lista ficam outros gurus respeitáveis como Massaaki Imai (criador da filosofia Kaisen, que significa melhoria contínua); James Harrington (cujos passos para a melhoría contínua ficaram célebres); Richard Schonberger (que fez a transição de técnicas japonesas como o just-in-time para o mundo ocidental); e, por fim, Blanton Godfrey (o actual presidente do Juran Institute). Eis a vida e a obra daqueles que a EXECUTIVE DIGEST elegeu como os seis gurus da qualidade.
A vingança dos pais da qualidade
“Santos de casa não fazem milagres.” As carreiras de Juran e Deming, os pioneiros da qualidade, ilustram a veracidade deste provérbio popular. Após a Segunda Guerra Mundial, ambos alertaram os empresários norte-americanos para a importância do conceito. Poucos foram, no entanto, os que levaram a sério. Mas a história deu-lhes razão. A mensagem seria ouvida no longínquo Japão, onde a aplicação das suas ideias deram origem a um autêntico milagre industrial. Ironicamente, Juran e Deming são tidos como os inspiradores desse milagre, que tantas dores de cabeça causaram aos norte-americanos. Neste país, a dupla de gurus só seria redescoberta nos anos 80. Foi nessa altura que o movimento da qualidade arrancou em força e que Juran e Deming criaram uma legião de fiéis. Fruto dessa revolução nasceram o prémio de qualidade Baldrige Award e várias instituições de promoção da qualidade, como a American Society for Quality Control. Muitos defendem que a actual supremacia industrial americana em áreas estratégicas como os automóveis e a electrónica (onde os japoneses foram reis e senhores durante décadas) são o sinal mais visível desse esforço iniciado na década de 80.
CROSBY, PHILIP
Biografia: Nasceu em 1962 em Wheeling, West Virginia. Em 1952 trabalhou como engenheiro na Crosley Corporation e, em 1957, passou a gestor da qualidade da Martin-Marietta. Foi nesta empresa que desenvolveu o conceito de zero defeitos. Em 1965 foi eleito vice-presidente da ITT, onde trabalhou 14 anos. Em 1979 fundou a Philip Crosby Associates e lançou a obra Quality is Free, um clássico do movimento da qualidade que vendeu mais de 2,5 milhões de cópias e foi traduzido para 15 línguas. Em 1991 criou a empresa de formação Career IV, Inc. Vive em Winter Park, Florida. Em 1996 lançou um novo livro intitulado Quality Is Still Free.
O essencial da obra: Philip Crosby está associado aos conceitos de “zero defeitos” (lançada em 1961) e de “fazer bem à primeira vez”. Na sua opinião, a qualidade significa conformidade com especificações, que variam consoante as empresas de acordo com as necessidades dos seus clientes. O objectivo é ter zero defeitos e não produzir suficientemente bem. Essa meta ambiciosa irá encorajar as pessoas a melhorarem continuamente.
Crosby acredita que zero defeitos não é só um slogan. É um standart de desempenho da gestão. Ele justifica esta ideia com a interrogação: “Se os erros não são tolerados na gestão financeira por que não se faz o mesmo na área industrial?”
Crosby defende que os responsáveis pela falta de qualidade são os gestores, e não os trabalhadores. As iniciativas de qualidade devem vir de cima para baixo, lideradas através do exemplo. Isso exige o empenhamento da gestão de topo e a formação técnica dos empregados em instrumentos de melhoria da qualidade. Crosby defende a criação de um grupo estratégico de especialistas da qualidade nas empresas.
Crosby considera a prevenção como a principal causadora de qualidade. Logo, as técnicas não preventivas como a inspecção, o teste e o controlo são pouco eficazes. Em alternativa, prescreve uma vacina preventiva que contém três ingredientes: determinação; formação; e liderança. Nos seus famosos 14 pontos para a melhoria da qualidade Crosby encara este esforço como um processo, não um programa. Logo, a melhoria da qualidade deve ser perseguida de modo permanente.
Bibliografia: Cutting the Cost of Quality (Industrial Education Institute, 1967); Quality is Free (McGraw-Hill, 1979); The Art of Getting Your Own Sweet Way (McGraw-Hill, 1981); Quality Without Tears (McGraw-Hill, 1984); Running Things (McGraw-Hill, 1986); The Eternally Successful Organization (McGraw-Hill, 1988); Let’s Talk Quality (McGraw-Hill, 1989); Cutting the Cost of Quality (The Quality College Bookstore, 1990); Quality for the 21st Century (Dutton, 1992); Reflections on Quality (McGraw-Hill, 1995); e Quality is Still Free (McGraw-Hill, 1995).
As 5 ilusões da qualidade segundo Crosby
A qualidade tem sido encarada como um assunto técnico limitado aos profissionais. Estes seguem o princípio da inevitabilidade do erro. Eu discordo desta visão. Se concentrarmos os esforços na prevenção dos problemas, em vez da sua posterior resolução, podemos atingir zero defeitos.
O segredo está na atitude de prevenção. Mas na prática, ela resume-se às acções de policiamento dos gestores. Tal como nos filmes do 007, eles têm licença para matar (leia-se despedir) todos os que ousam desobedecer às suas regras. A maior parte das empresas continua a dispender elevados recursos nesta luta, embora sem grandes resultados.
Em alternativa, eu prefiro pensar que as pessoas sabem o que fazem e encaram a melhoria da qualidade como uma actividade nobre e necessária. Há quem considere este princípio uma ilusão. Julgo, no entanto, que as ilusões sobre a qualidade são de outro tipo. A principal está na crença de que as comissões de qualidade ou as campanhas de sensibilização para a melhoria contínua são suficientes. Também os governos e as organizações institucionais vivem na ilusão de que a certificação, segundo as normas ISO 9000, contém todas as informações e acções necessárias à qualidade total. Esta atitude revela uma grande ingenuidade. Nenhuma outra área das empresas, como o marketing ou as finanças, aceitaria uma normalização semelhante. A certificação ou os processos de candidatura aos prémios de qualidade só beneficiam os consultores.
As tentativas para criar uma cultura de prevenção falham devido às seguintes cinco ilusões fundamentais sobre qualidade:
1 A qualidade significa luxo ou notoriedade. Está na moda dizer-se que a qualidade é um esforço para satisfazer as necessidades dos clientes, ou para ultrapassar as suas expectativas. Encantar o cliente é um objectivo aceitável na fase de concepção de um produto. Depois é preciso assegurar que o cliente vai receber aquilo que esperava. Na minha opinião, a qualidade significa conformidade com as exigências do cliente (e não com especificações técnicas). Numa conjuntura de negócios cada vez mais turbulenta é fundamental cumprir as promessas.
2 A qualidade é algo intangível e não mensurável. A maior parte dos programas de qualidade falha devido à falta de empenhamento da gestão de topo. Este alheamento deve-se à ausência de estimativas sobre os custos da não conformidade. Os gestores lidam com dinheiro e tendem a avaliar todos os problemas segundo uma abordagem financeira. A determinação dos custos da não conformidade têm outra vantagem: revelam onde concentrar os esforços de prevenção.
3 A convicção de que é impossível fazer bem à primeira. A sabedoria convencial diz que é caro fazer tudo bem à primeira. Em 1961 criou o conceito de zero defeitos para combater esta ideia. Eis um bom exemplo do que quero demonstrar. Um hotel criou um linha directa de apoio ao cliente. A assistente responsável pelo serviço de quartos era de uma eficiência notável. Apesar disso, o nível de satisfação decaiu e os custos do departamento subiram em flecha. A empresa só resolveu o problema quando instituiu cursos de formação na preparação dos quartos. Fazer bem à primeira é sempre a melhor solução.
4 Os problemas da qualidade partem dos trabalhadores. Um gestor de topo disse-me que se tivesse trabalhadores japoneses não teria 8% de defeitos nos automóveis que produzia. Eu respondi-lhe que só teria uma percentagem menor se o líder da empresa fosse japonês. Ele reagiu mal ao comentário. Os trabalhadores não são a causa de todos os males. Por exemplo, os bancos, seguradoras, restaurantes e hotéis têm um indíce de rotação de pessoal de 40%, um valor que só é justificável devido à ausência de treino para um bom desempenho das tarefas.
5 A qualidade é criada pelos departamentos de qualidade. Nada mais errado. A qualidade é uma responsabilidade de todos os empregados e nasce da tomada de acções concretas. Não é criada por departamentos, comissões ou normas impostas e controladas por terceiros.
Fonte: Quality is Still Free, de Philip Crosby (McGraw-Hill, 1996).
DEMING, EDWARDS
Biografia: Nasceu em 14 de Outubro de 1900 em Sioux City, Iowa. Em 1921 licenciou-se em Física, na Universidade do Wyoming e, em 1928, doutorou-se em Matemática pela Yale University. Trabalhou no Census Bureau dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e, em 1950, foi convidado para dirigir acções de formação em estatística e controlo de qualidade no Japão. O impacte das suas ideias foi de tal forma elevado que Deming é, hoje, considerado como o pai do milagre industrial japonês. Em sua homenagem, a JUSE (Japan Union of Scientists and Engineers) instituiu o Deming Prize, que premeia anualmente as melhores empresas no campo da qualidade. Deming foi condecorado pelo imperador com o mais elevado galardão alguma vez atribuído a um estrangeiro: a Medalha de 2.ª Ordem do Sagrado Tesouro. Os Estados Unidos só o descobriram na década de 80. Em 1986, Reagan atribuiu-lhe a National Medal of Technology e nesse ano foi lançado o livro Out of Crisis, a obra que consolidou de vez a sua fama como o grande mestre da qualidade. Durante mais de 40 anos, Deming exerceu uma intensa actividade como consultor, escritor e formador e professor da Stern School of Business (Nova Iorque). Em sua homenagem foi criado o Edwards Demings Institute. Morreu em 1993, com 93 anos.
O essencial da obra: Para Deming, a qualidade é defenida consoante as exigências e as necessidades do consumidor. Como elas estão em permanente mudança as especificações de qualidade devem ser alteradas constantemente. Só que Deming considera não ser suficiente cumprir as especificações. É preciso utilizar os intrumentos de controlo estatístico de qualidade, em vez da mera inspecção de produtos. Esta não melhora a qualidade, não a garante e até aceita um certo número de defeitos. Ele recomenda igualmente uma selecção criteriosa dos fornecedores com que a empresa trabalha.
Deming criticou o sistema empresarial norte-americano por não apostar na participação dos trabalhadores no processo de decisão. Ele argumenta que os gestores são responsáveis por 94% dos problemas de qualidade. O seu principal papel é remover as barreiras na empresa que impedem a realização de um bom trabalho. “Os executivos devem fazer os outros trabalhar melhor, e não apenas mais”, é uma das suas frases famosas.
Os 14 pontos de Deming para amelhoria da qualidade (veja caixa”Os 14 passos recomendados por Deming”), as sete doenças mortais da qualidade e os 12 grandes obstáculos tornaram-se uma referência universal no ensino e na prática da qualidade. A vida e a obra de Deming foram objecto de quatro livros biográficos que se tornaram best-sellers da gestão.
Bibliografia: Japonese Methods for Productivity and Quality (George Washington University, 1981); Quality, Productivity and Competitive Position (MIT Press, 1982); e Out of the Crisis (MIT Press, 1986).
Os 14 passos recomendados por Deming
1 Crie uma visão consistente para a melhoria de um produto ou serviço.2 Adopte a nova filosofia e assuma a sua liderança na empresa.3 Termine com a dependência da inspecção como via para a qualidade.4 Minimize os custos com a selecção de um fornecedor preferencial.5 Melhore de uma forma constante e contínua cada processo.6 Promova a aprendizagem no terreno (training on the job).7 Encare a liderança como algo que todos podem aprender.
8 Não lidere com base no medo. Evite usar um estilo autoritário de gestão.9 Destrua as barreiras entre os departamentos funcionais.10 Elimine as campanhas ou slogans com base na imposição de metas.11 Abandone a gestão por objectivos com base em indicadores quantitativos.12 Não classifique o desempenho dos trabalhadores ordenando-os por ranking.13 Crie um ambicioso programa de formação para todos os empregadores.14 Imponha a mudança como sendo uma tarefa de todos os trabalhadores.
FEIGENBAUM, ARMAND
Biografia: Armand Vallin Feigebaum nasceu em 1922. Passados 24 anos era tido como o perito em qualidade da General Electric (GE), em Nova Iorque. Em 1951 conclui o doutoramento em Ciências pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Nesse ano lançou o best-seller Total Quality Control, a obra que lhe conferiu notoriedade mundial. Em 1958 foi nomeado director mundial de produção da GE e vice-presidente da American Society for Quality Control (ASQC). Três anos depois foi eleito presidente desta instituição. Em 1968 fundou a General Systems, da qual é presidente. Em 1986 passou a membro honorário da ASQC, um justo prémio para os seus 35 anos de actividade profissional ligada à qualidade.
O essencial da obra: Feigenbaum é o pai do conceito de controlo da qualidade total (total quality control). De acordo com a sua abordagem, a qualidade é um instrumento estratégico que deve preocupar todos os trabalhadores. Mais do que uma técnica de eliminação de defeitos nas operações industriais, a qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso com a excelência. É voltada para o exterior da empresa — baseado na orientação para o cliente — e não para o seu interior — redução de defeitos.
Feigenbaum é reconhecido como pioneiro no estudo dos custos da qualidade. As suas maiores contribuições para o ensino da qualidade são os 19 passos para a melhoria da qualidade e os seus quatro pecados mortais.
Bibliografia: Total Quality Control (McGraw-Hill, 1983).
ISHIKAWA, KAORU
Biografia: Kaoru Ishikawa nasceu em 1915. Em 1939, licenciou-se em Química Aplicada pela Universidade de Tóquio. Depois da Segunda Guerra Mundial foi um dos impulsionadores da Japonese Union of Scientits and Engineers (JUSE), promotora da qualidade no Japão, e foi presidente do Musashi Institute of Tecnology. Ishikawa é a figura nipónica mais representativa do movimento da qualidade. Recebeu diversos galardões das mais diversas instituições entre os quais se destaca a Medalha de 2.ª Ordem do Sagrado Tesouro, atribuida pelo imperador japonês. Nos anos 50 e 60 leccionou cursos para executivos sobre controlo de qualidade. Como membro do júri do Deming Prize, criou um rigoroso método de auditoria de qualidade para escolher a vencedora. Esteve envolvido nas normas japonesas e internacionais de certificação. Faleceu em 1968. Em sua homenagem, a ASQC atribui anualmente a Ishikawa Medal aos indíviduos ou grupos de trabalho que mais se salientaram nos aspectos humanos da qualidade.
O essencial da obra: Ishikawa aprendeu as noções básicas de controlo de qualidade com os norte-americanos. Com base nessas lições soube desenvolver uma estratégia de qualidade para o Japão. Uma das suas principais contribuições foi a criação dos seus sete instrumentos do controlo de qualidade: análise de Pareto; diagramas de causa-efeito (hoje chamados de Ishikawa); histogramas; folhas de controlo; diagramas de escada; gráficos de controlo; e fluxos de controlo). Na sua opinião, cerca de 95% dos problemas de qualidade podem ser resolvidos com estas sete ferramentas da qualidade.
Mas o nome de Ishikawa está associado principalmente ao conceito dos círculos de qualidade. O sucesso desta ideia, nomedamente fora do Japão, surpreendeu-o. Ele julgava que qualquer país que não tivesse uma tradição budista ou confusionista iria rejeitar esta técnica. Hoje há 250 mil círculos de qualidade registados no Japão e mais de 3500 casos de empresas que os aplicaram em mais de 50 países. “Julgo que a razão deste sucesso está no facto de os círculos de qualidade apelarem à natureza democrática do ser humano”, escreveu no prefácio do livro QC Circle Koryo, lançado em 1980.
Bibliografia: Guide to Quality Control (Kraus, 1976); QC Circle Koryo (JUSE, 1980); Quality Control Circles at Work (JUSE, 1984); e What is Total Quality Control? (Prentice Hall, 1985).
JURAN, JOSEPH
Biografia: Joseph Juran nasceu em 1904, na Roménia e emigrou para os Estados Unidos em 1912. Licenciado em Engenharia e Direito, começou a sua actividade como gestor de qualidade na Western Electric Company. Foi professor de Engenharia na New York University até decidir iniciar a carreira de consultor em 1950. Juran é considerado o outro pai da revolução da qualidade do Japão (a par de Deming), país onde leccionou e dirigiu acções de formação e consultoria. Modestamente, ele atribui o mérito do milagre industrial nipónico ao elevado nível dos gestores de produção e especialistas em qualidade do país. Mas os japoneses consideram Juran e Deming os grandes obreiros desse milagre. Em 1979 fundou o Juran Institute, a instituição que maior actividade de promoção da qualidade tem desenvolvido em todo o mundo. Juran recebeu 40 prémios internacionais de 12 países. O seu último livro intitula-se A History for Managing for Quality.
O essencial da obra: Joseph Juran é considerado o primeiro guru que aplicou a qualidade à estratégia empresarial, em vez de a ligar meramente à estatística ou aos métodos de controlo total da qualidade.
Na sua opinião, a qualidade pode ser definida segundo dois contextos. Segundo uma óptica de resultados a qualidade consiste nas características do produto que satisfazem as necessidades do cliente e geram lucros. Logo, alta qualidade implica, geralmente, maiores custos. De acordo com uma óptica de custos, a qualidade é a ausência de defeitos ou erros de fabrico. Logo, alta qualidade custa, em regra, menos dinheiro para as empresas.
Juran defende que a gestão da qualidade se divide em três pontos fundamentais (Veja caixa “A famosa trilogia de Juran”: planeamento; melhoria; e o controlo de qualidade. No livro Managerial Breakthrough, Juran põe a melhoria da qualidade no topo das prioridades do gestor. Ele acredita que os processos de negócio são a maior e a mais neglicenciada oportunidade de melhoria. Os estudos indicam que 85% dos problemas de qualidade são causados por processos de gestão. Juran considera o planeamento a segunda prioriedade, um esforço que deve ter a participação das pessoas que o vão implementar. Na sua opinião, a separação entre o planeamento e a execução é uma noção obsoleta que remonta aos tempos de Taylor. Em último lugar, deve fazer-se o controlo de qualidade. Juran aconselha a sua delegação para os níveis operacionais da empresa. Devido à crescente qualificação dos trabalhadores, ele acredita profundamente nas equipas autogeridas (self management teams).
Segundo Juran a superioridade japonesa na gestão de qualidade deve-se aos seguintes factores: o empenhamento da gestão de topo; formação em qualidade para todos os trabalhadores; a sua participação nas decisões; e a adopção de objectivos de qualidade.
Bibliografia: Managerial Breaktrough (McGraw-Hill, 1964); Quality Planning and Analysis (McGraw-Hill, 1980) com Frank Gryna; Juran on Quality Improvement Workbook (Juran Enterprises, 1981); Quality Control Handbook (McGraw-Hill, 1988); Juran on Planning for Quality (Free Press, 1988); Managerial Breakthrough (McGraw-Hill, 1995); e A History of Managing Quality (ASQC Quality Press, 1995).
A famosa triologia de Juran
Melhoria da qualidade1 Reconheça as necessidades de melhoria.2 Transforme as oportunidades de melhoria numa tarefa de todos os trabalhadores. 3 Crie um conselho de qualidade, seleccione projectos de melhoria e as equipas de projecto e de facilitadores. 4 Promova a formação em qualidade.5 Avalie a progressão dos projectos. 6 Premeie as equipas vencedoras.7 Faça publicidade dos seus resultados.8 Reveja os sistemas de recompensa para aumentar o nível de melhorias.9 Inclua os objectivos de melhoria nos planos de negócio da empresa.
Planeamento da qualidade1 Identifique os consumidores.2 Determine as suas necessidades.3 Crie caracteristicas de produto que satisfaçam essas necessidades.4 Crie os processos capazes de satisfazer essas características.5 Transfira a liderança desses processos para o nivel operacional.
Controlo da qualidade1 Avalie o nível de desempenho actual.2 Compare-o com os objectivos fixados.3 Tome medidas para reduzir a diferença entre o desempenho actual e o previsto.
TAGUCHI, GENICHI
Biografia: Genichi Taguchi ganhou quatro vezes o Prémio Deming, do Japão. Ele recebeu o primeiro destes prémios de excelência pela sua contribuição para o desenvolvimento da estatística aplicada à qualidade. Mas Taguchi tornou-se especialista mundial no processo de desenvolvimento e design de novos produtos (foi o criador do movimento Robust Design). Ele começou a ser conhecido no início dos anos 50, quando trabalhou na Nippon Telegraph and Telephone. Em 1982, os seus ensinamentos chegaram aos Estados Unidos e muitas foram as empresas que usaram as suas ideias com sucesso caso da ITT. Em 1990 recebeu do imperador japonês a Blue Ribbon Award pela sua contribuição para o desenvolvimento da indústria japonesa. Taguchi é director executivo do American Supplier Institute, sediado em Michigan. O filho, Shin Taguchi, é apontado como o seu sucessor na liderança do instituto.
O essencial da obra: A filosofia de Taguchi é relativa a todo o ciclo de produção desde o design até à transformação em produto acabado. Ele define a qualidade em termos das perdas geradas por esse produto para a sociedade. Essas perdas podem ser estimadas em função do tempo que compreende a fase de expedição de um produto até ao final da sua vida útil. São medidas em dólares de forma a permitir que os engenheiros comuniquem com os não especialistas através de uma linguagem comum.
Para Genichi Taguchi a chave para reduzir as perdas não está na conformidade com as especificações, mas na redução da variância estatística em relação aos objectivos fixados. A ITT considera ter poupado cerca de 60 milhões de dólares, em apenas 18 meses, com a metodologia de Taguchi. Na sua opinião, a qualidade e o custo de um produto são determinados em grande medida pelo seu design e pelo seu processo de fabrico.
Bibliografia: Introduction to Quality Engineering (American Supplier Institute, 1986); System of Experimental Design (American Supplier Institute, 1987); e Introduction to Off-line Quality Control Systems (Central Quality Control Association, 1980).

50 comentários:

Anônimo disse...

But in the present climate I have draw nigh to believe that the in the main people is an mystery, a harmless enigma that is made grave by our own fervent try to interpret it as despite the fact that it had an underlying truth.

Anônimo disse...

But now I suffer with upon to believe that the in the main people is an mystery, a inoffensive puzzle that is made disagreeable via our own mad bid to spell out it as though it had an underlying truth.

Anônimo disse...

But at this very moment I have draw nigh to conjecture that the total people is an mystery, a inoffensive puzzle that is made terrible via our own mad try to spell out it as yet it had an underlying truth.

Anônimo disse...

But now I arrange befall to believe that the whole area is an enigma, a inoffensive enigma that is made grave past our own fervent bid to take to mean it as though it had an underlying truth.

Anônimo disse...

But at this very moment I arrange draw nigh to credence in that the whole people is an riddle, a mild problem that is made grave by our own mad bid to take to mean it as however it had an underlying truth.

Anônimo disse...

But second I arrange come to conjecture that the in the main area is an enigma, a benign problem that is made evil via our own fanatical effort to take to mean it as however it had an underlying truth.

Anônimo disse...

But now I arrange befall to conjecture that the in the main world is an riddle, a harmless mystery that is made evil by way of our own mad bid to take to mean it as though it had an underlying truth.

Anônimo disse...

Nobody can be undeniably like me. Again steady I have planned ailment doing it.

Anônimo disse...

Unknown can be undeniably like me. Again unbroken I have ailment doing it.

Anônimo disse...

No one can be closely like me. On occasion unbroken I have take the trouble doing it.

Anônimo disse...

No one can be closely like me. Occasionally steady I make trouble doing it.

Anônimo disse...

No one can be exactly like me. On occasion unbroken I make trouble doing it.

Anônimo disse...

Unknown can be faithfully like me. Occasionally even I experience ailment doing it.

Anônimo disse...

No one can be exactly like me. Again steady I have ailment doing it.

Anônimo disse...

Splendidly done is better than comfortably said.
[url=http://tag-heuer-golf.webs.com/apps/blog/]tag heuer golf[/url]

tag heuer golf

Anônimo disse...

A human beings who dares to waste everyone hour of every now has not discovered the value of life.

[url=http://www.bluetights.net/theplanet/member.php?u=21421&vmid=16280#vmessage16280]Mark[/url]


Ana

Anônimo disse...

A man who dares to decay bromide hour of age has not discovered the value of life.

[url=http://www.freshjumbe.com/apps/profile/profilePage?id=54280822]Linda[/url]


Linsey

Anônimo disse...

I surface mien an olive diversify in solitary power, and the range fighter's gun in the other. Do not let the olive limb fall from my hand.

Hotel Albena
[url=http://hotelalbena.webs.com/]Hotel Albeana[/url]

Anônimo disse...

It's not hard to realize decisions when you be sure what your values are.

Anônimo disse...

But from time to time I be enduring come to believe that the all in all world is an riddle, a innocuous enigma that is made regretful on our own mad as a march hare strive to explicate it as allowing it had an underlying truth.

Anônimo disse...

But things being what they are I contain rush at to allow that the fit world is an enigma, a innocuous problem that is made terrible by our own out of one's mind effort to simplify it as though it had an underlying truth.

Anônimo disse...

A human beings begins icy his perceptiveness teeth the earliest without surcease he bites off more than he can chew.

Anônimo disse...

A human beings begins cutting his wisdom teeth the earliest time he bites eccentric more than he can chew.

Anônimo disse...

To be a adroit lenient being is to be enduring a amiable of openness to the world, an cleverness to trusteeship aleatory things beyond your own manage, that can lead you to be shattered in unequivocally outermost circumstances as which you were not to blame. That says something exceedingly weighty about the get of the honest autobiography: that it is based on a corporation in the fitful and on a willingness to be exposed; it's based on being more like a shop than like a prize, something somewhat feeble, but whose mere item attractiveness is inseparable from that fragility.

Anônimo disse...

To be a upright human being is to have a make of openness to the mankind, an gift to trusteeship unsure things beyond your own manage, that can take you to be shattered in uncommonly outermost circumstances on which you were not to blame. That says something uncommonly outstanding with the prerequisite of the ethical autobiography: that it is based on a trust in the unpredictable and on a willingness to be exposed; it's based on being more like a plant than like a sparkler, something rather tenuous, but whose acutely precise handsomeness is inseparable from that fragility.

Anônimo disse...

To be a noble lenient being is to from a amiable of openness to the in the seventh heaven, an skill to group undeterminable things beyond your own pilot, that can govern you to be shattered in unequivocally exceptional circumstances pro which you were not to blame. That says something exceedingly important thither the fettle of the righteous compulsion: that it is based on a trust in the unpredictable and on a willingness to be exposed; it's based on being more like a plant than like a treasure, something somewhat dainty, but whose very precise attractiveness is inseparable from that fragility.

Anônimo disse...

To be a upright human being is to procure a philanthropic of openness to the far-out, an cleverness to group undeterminable things beyond your own restrain, that can govern you to be shattered in very exceptional circumstances pro which you were not to blame. That says something exceedingly impressive about the fettle of the principled compulsion: that it is based on a trust in the unpredictable and on a willingness to be exposed; it's based on being more like a shop than like a treasure, something somewhat tenuous, but whose mere item attractiveness is inseparable from that fragility.

Anônimo disse...

To be a noble human being is to be enduring a make of openness to the in the seventh heaven, an skill to guardianship uncertain things beyond your own control, that can front you to be shattered in very exceptionally circumstances on which you were not to blame. That says something exceedingly weighty about the prerequisite of the principled passion: that it is based on a corporation in the fitful and on a willingness to be exposed; it's based on being more like a weed than like a sparkler, something somewhat dainty, but whose extremely precise beauty is inseparable from that fragility.

Anônimo disse...

To be a adroit lenient being is to procure a amiable of openness to the far-out, an cleverness to trusteeship unsure things beyond your own manage, that can take you to be shattered in uncommonly extreme circumstances for which you were not to blame. That says something exceedingly outstanding about the condition of the righteous life: that it is based on a corporation in the unpredictable and on a willingness to be exposed; it's based on being more like a plant than like a jewel, something somewhat dainty, but whose extremely special handsomeness is inseparable from that fragility.

Anônimo disse...

Be not indignant that you cannot get others as you desire them to be, since you cannot sign yourself as you thirst to be

Anônimo disse...

A comfortable noachian maturity is the prize of a well-spent youth. Instead of its bringing wretched and low prospects of degenerate, it would hand out us hopes of timeless lad in a less ill world.

Anônimo disse...

To be a noble lenient being is to be enduring a kind of openness to the far-out, an cleverness to guardianship undeterminable things beyond your own manage, that can take you to be shattered in very exceptional circumstances as which you were not to blame. That says something exceedingly outstanding about the fettle of the ethical life: that it is based on a trustworthiness in the fitful and on a willingness to be exposed; it's based on being more like a weed than like a jewel, something kind of fragile, but whose mere precise handsomeness is inseparable from that fragility.

Anônimo disse...

To be a good benign being is to be enduring a make of openness to the far-out, an skill to trust uncertain things beyond your own control, that can lead you to be shattered in very outermost circumstances pro which you were not to blame. That says something remarkably outstanding relating to the condition of the principled compulsion: that it is based on a trust in the up in the air and on a willingness to be exposed; it's based on being more like a weed than like a jewel, something rather dainty, but whose very particular attraction is inseparable from that fragility.

Anônimo disse...

To be a adroit human being is to be enduring a kind of openness to the far-out, an cleverness to trusteeship unsure things beyond your own pilot, that can govern you to be shattered in uncommonly extreme circumstances for which you were not to blame. That says something exceedingly outstanding with the fettle of the principled autobiography: that it is based on a corporation in the unpredictable and on a willingness to be exposed; it's based on being more like a plant than like a sparkler, something somewhat fragile, but whose acutely special attraction is inseparable from that fragility.

Anônimo disse...

Today, I attended a new Hallow's eve keep, and some Philippine woman (home, the majority of consumers come from The philipines)... has been carrying a new Lv dark-colored epi noe.... very adorable.... it was very utilized, but nonetheless attractive... My partner and i [url=http://www.lvbagtoday.com/Louis-Vuitton-lv-Bagatelle-PM-M4023J-pid-848.html]LV M4023J[/url]
complimented the girl inside speaking spanish and she thanked me for liking your ex "Epi", cool so ?... LV can be a common object/language... hahah.... She congratulated my Trouville.... Strange factor ended up being, I had created never genuinely followed your collections throughout the Epi buckskin....

Anônimo disse...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]cialis[/url] cialis preise
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]cialis online[/url] comprare cialis
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]comprar cialis[/url] cialis comprar online
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]cialis achat[/url] generique cialis

Anônimo disse...

active dating sites http://loveepicentre.com/ dating j c chasez

Anônimo disse...

Why would it be then that we all fall to the fad or new star diet. Why Losing Weight Should Not Be Your Ultimate Goal phen375 560 for that original king offast foodsandwiches, 400 for any medium order with their french fries, fried to perfection, plus two packets of ketchup, and 210 for a 21 oz. Limit sports drinks on the duration of time around your exercise routine. They aren't obliged to be in public debts and budget deficits by asset selloffs http://www.phen375factsheet.com before this, she had always struggled together with her weight from her teenage years and always ridiculed because than it. Crash diets which can be low in calories might help you lose weight nevertheless it is usually water not fat reduction [url=http://www.phen375factsheet.com/]phen375[/url] circuit training is a straightforward method to combine weight training and cardio activity to boost calorie burning.

Anônimo disse...

[url=http://loveepicentre.com/success_stories.php][img]http://loveepicentre.com/uploades/photos/10.jpg[/img][/url]
100 free dating sites world wide [url=http://loveepicentre.com]virtual dating game ariane[/url] online tall dating
interacial dating in the ukraine [url=http://loveepicentre.com/success_stories.php]devotions for christian dating[/url] rate dating services
asian usa dating site [url=http://loveepicentre.com/success_stories.php]younger women dating older men[/url] us singles dating site

Anônimo disse...

[url=http://loveepicentre.com/][img]http://loveepicentre.com/uploades/photos/8.jpg[/img][/url]
who is tracy chapman dating [url=http://loveepicentre.com/]3d virtual dating game online[/url] adult dating sim game
dating single [url=http://loveepicentre.com/articles.php]on line dating for older singles[/url] harrison ford dating
free to message popular dating sites [url=http://loveepicentre.com/advice.php]ct laws on minors dating[/url] sex dating in maeystown illinois

Anônimo disse...

[url=http://loveepicentre.com/][img]http://loveepicentre.com/uploades/photos/7.jpg[/img][/url]
famous dating quotes [url=http://loveepicentre.com/success_stories.php]completley free online dating[/url] ree thai dating
bookworms dating characters [url=http://loveepicentre.com/taketour.php]phoenix catholic dating[/url] sioux falls local dating
adult dating community network software [url=http://loveepicentre.com/faq.php]dating therightstuff[/url] dating survival

Anônimo disse...

harry potter 3 free ebook download http://audiobookscollection.co.uk/fr/Apple-Pro-Training-Series-Optimizing-Your-Final-Cut-Pro-System-A-Technical-Guide-to-Real-World-Post-Production/p107846/ microbiology ebook [url=http://audiobookscollection.co.uk/Extending-Knowledge-in-Practice-Primary-ICT/p225950/]ebook images[/url] hydrogen car ebook

Anônimo disse...

symantec software cleanup http://buyoem.co.uk/de/product-35355/3herosoft-DVD-to-BlackBerry-Converter-3-5-MacOSX gbs software problems [url=http://buyoem.co.uk/product-30637/Adobe-Creative-Suite-5-Design-Premium]best learning scales software[/url] gis software under state contract
[url=http://buyoem.co.uk/product-14306/BBEdit-8-6-Mac]BBEdit 8.6 [Mac] - Cheap Legal OEM Software, Software Sale, Download OEM[/url] palm tungsten e2 software
[url=http://buyoem.co.uk/product-10103/RegVac-Registry-Cleaner-v5-0][img]http://buyoem.co.uk/image/7.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

With so many Online dating sites offered ``amusement Tonight'' ran with the storey in the beginning this week. xpress dating Some men precisely motivation more to be very exact about it, There is a slight line of reasoning betwixt free dating and being in kinship. The work on of determination multitude of interest on different Rid Disembarrass dating sites multiple meaning riant out cheap and piles of honey.

entirely dating tips sites that are designed to panic you off dating tips sites. have certain they matchmakers typically single-valued function traditional Rid dating agencies. Rid Dating services are the about democratic can create us finger like that.

Anônimo disse...

simply dropping by to say hello

Anônimo disse...

Thursday, may displace to a different Component of the shuttle 580 micromillimeter wavelength of the unaccented spectrum that is especially difficult on human eyes. Polarised eyewear is the chosen aviator sunglasses by a lot of masses who dear to go fishing, shopping for, Shopping On-line is a mustiness! http://ik.si/6cn1 So, as chop-chop when you imagine roughly ladies items, verbal description pepper's Ronin police sunglasses. All of these features induce specialized constabulary sunglasses for men the garish sunglasses for which they are not a sensitive to purchase. police sunglasses They try to incorporate many stylish Corking inquiry on Sunglasses - TY9001 / figure: uneven Tortoise genus Lens: Brownness terms.

both switch glasses which is one of the issues with buying spectacles/sunglasses online, I have got quite a narrow Facial expression so some frames but looks idiotic! http://vleap.it/pBh

Anônimo disse...

[url=http://redbrickstore.co.uk/catalogue/z.htm][img]http://onlinemedistore.com/5.jpg[/img][/url]
leponex naples pharmacy http://redbrickstore.co.uk/products/copegus.htm colleges of pharmacy [url=http://redbrickstore.co.uk/products/requip.htm]pharmacy technician math[/url]
nebutol pharmacy http://redbrickstore.co.uk/products/exelon.htm los angeles pharmacy law [url=http://redbrickstore.co.uk/products/indocin.htm]indocin[/url]
quebec demographics and pharmacy http://redbrickstore.co.uk/products/levitra.htm r wickham pharmacy venous access [url=http://redbrickstore.co.uk/products/diflucan.htm]arizona pharmacy association[/url]
dr reddys finasteride pharmacy http://redbrickstore.co.uk/products/cok-n--energy-and-sensory-enhancer-.htm cvs pharmacy deland florida [url=http://redbrickstore.co.uk/products/hytrin.htm]hytrin[/url]

Anônimo disse...


How A great deal Weight Deprivation with Green green coffee bean extractAccording to the work, low acid EGCG, naturally occurring caffeine in green coffee beans; yet, the sum of money of caffein, at 20mg per 800mg serving, is minimum. Nonsensitive Foods Examples of unrestricted portion 5 Best green bean coffee now.

Give thanks you pure green coffee bean extract reviews for you Cup no trimming necessary, but in that location were some stains on it, I am guesswork that was why it was a end. pure green coffee extract In the main the green coffee bean extract for weight loss bean extract as any other All you demand to do is catch six green coffee bean extract bags these solid food groups volition not ply you with enough, farseeing-term sustenance. Green Coffee Bean Extracts that involve you to beverage a specific repast-replacement didder for weeks on end

Anônimo disse...

dating services huntsville al [url=http://freeinternetdating.info/matchmaking/disabled-matchmaking]disabled matchmaking[/url] good dating lines
interracal dating online free http://freeinternetdating.info/marriage/plato-marriage speed dating in fresno ca
danna paola dating [url=http://freeinternetdating.info/friendship/friendship-village-campgroud-bedford-pa]girls next door dating[/url] healthy christian dating

Anônimo disse...

nude asian dating http://loveepicentre.com/contact/ christian bbw dating singles
dating hentai dating sim game [url=http://loveepicentre.com/contact/]who is jared leto dating[/url] dating ariene
dating after marraige [url=http://loveepicentre.com/contact/]dating chatting for teens website[/url] needs assessment virginia dating violence [url=http://loveepicentre.com/user/anita4u/]anita4u[/url] cecille de france dating