sábado, 25 de agosto de 2007

Aula 5

ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA BUROCRACIA – MAX WEBER



· 1864-1920
· SOCIÓLOGO ALEMÃO
· DESENVOLVEU A TEORIA DAS ESTRUTURAS DE AUTORIDADE
· PRINCIPAL BIBLIOGRAFIA “A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO” (publicado no Brasil em 1967 pela editora Pioneira).

1)ORIGENS DA TEORIA DA BUROCRACIA:

A Teoria da Burocracia é incorporada à Administração em torno da década de 40:

Fragilidade das teorias existentes
A necessidade de um modelo de organização racional (burocrático)
Necessidade de racionalizar a hierarquia “ A empresa exige um modelo de organização mais complexo”
A Burocracia tem suas origens na estrutura da igreja, observada após o Renascimento.


2)O QUE É A TEORIA BUROCRÁTICA:

· A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade
· Seu principal objetivo é adequar os meios para se atingir os objetivos mais facilmente.
· Surge o que Max Weber chamou de “ética Protestante” uma alusão ao novo comportamento que a sociedade assumiu perante o capitalismo.

3)PAPEL DA AUTORIDADE LEGAL, RACIONAL.

· Os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque concordam com um conjunto de preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o comando.
· A obediência não é devida a alguma pessoa em si, seja por suas qualidades pessoais excepcionais ou pela tradição, mas a um conjunto de regras e regulamentos legais previamente estabelecidos.
· A legitimidade do poder racional e legal baseia-se em normas legais.
· O povo obedece às leis porque acredita que elas sejam decretadas por um processo escolhido tanto pelos governados, quanto pelos governantes.
· O aparato administrativo que corresponde à dominação legal é a burocracia.
· A autoridade legal, não abrange apenas a estrutura do estado, mas as organizações não estatais, particularmente as médias e grandes empresas.

4)MAX WEBER IDENTIFICA QUATRO FATORES QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA BUROCRACIA:

O desenvolvimento de uma economia monetária;
O crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do estado;
A superioridade técnica;
Produção em massa.


5)A BUROCRACIA APRESENTA AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:

Caráter legal das normas e regulamentos;
Caráter formal das Comunicações;
Caráter Regional e Divisão do Trabalho;
Impessoalidade nas relações;
Hierarquia da autoridade;
Rotinas e procedimentos Estandartizados;
Competência Técnica e Meritocracia;
Especialização da administração;
Profissionalização dos participantes;
Completa imprevisibilidade.

6)VANTAGENS DA BUROCRACIA:

Racionalidade
Previsão
Rapidez nas decisões
Informações bem interpretadas
Uniformidade das rotinas
Critérios específicos de seleção de pessoal
Redução do atrito entre as pessoas
Constância nas decisões
Subordinação
Confiabilidade
Trabalho profissionalizado.

7)RACIONALIDADE DA BUROCRACIA:

No sentido Weberiano, a racionalidade implica adequação dos meios aos fins ( busca da excelência e da eficiência).

8) DILEMAS DA BUROCRACIA:

O próprio Weber indicou a fragilidade da estrutura burocrática. Segundo ele, a estrutura burocrática possui um dilema típico:
a) de um lado, existem pressões constantes de forças exteriores para encorajar a burocracia,
b) de outro, o compromisso dos subordinados com as regras burocráticas, tende a se enfraquecer gradativamente (pelo seu excesso).

9)DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA:

A burocracia apresenta-se como um método organizacional, cujas conseqüências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento, e na maior eficiência da organização. Entretanto existem as imprevisibilidades, variáveis que podem interferir no processo organizacional. Essa imprevisibilidade foi chamada por Weber de disfunções da burocracia.
Segundo Max Weber, não existe uma organização plenamente racional. Cada disfunção é o resultado de algum desvio ou exagero em cada uma das características do modelo burocrático. As disfunções são:

1. Irracionalização das regras e exagerado apego aos regulamentos;
2. Excesso de formalismo e de formulários;
3. Resistência a Mudança;
4. Despersonalização do Relacionamento;
5. Categorização como Base do processo decisorial;
6. Excesso de Rotinas e procedimentos;
7. Exibição de sinais de autoridade;
8. Dificuldade de atendimento a Clientes e Conflito com o Público.

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