quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Aula 2

DA REVOLUÇÃO

URBANA A REVOLUÇÃO

INDUSTRIAL

A ADMINISTRAÇÃO É PRATICADA DESDE QUE EXISTEM OS PRIMEIROS AGRUPAMENTOS HUMANOS.

  • MUITAS IDÉIAS E TÉCNICAS DA ATUALIDADE TÊM RAÍZES ANTIGAS E PROCURAM RESOLVER PROBLEMAS QUE AS ORGANIZAÇÕES SEMPRE ENFRENTARAM E CONTINUARÃO A ENFRENTAR.

  • AO LONGO DOS SÉCULOS, ESSAS IDÉIAS E TÉCNICAS, INFLUÊNCIADAS PELAS CIRCUNSTÂNCIAS DE CADA MOMENTO HISTÓRICO, EVOLUÍRAM CONTINUAMENTE.

As primeiras organizações e seus administradores

Por volta de 4000 aC a Revolução Agrícola evolui para a Revolução Urbana numa parte onde viria a ser o Oriente Médio, enquanto que a Ásia e a América estavam virtualmente na história.

No mesmo período, a Europa avançava da pré-história para a Revolução Agrícola.

Com a Revolução Urbana surgiram as cidades e os Estados. Essas primeiras organizações formais demandaram a criação de práticas administrativas que se estabilizariam e evoluiriam nos séculos seguintes (3000 aC à 500 aC).

Por volta de 3000 aC na região em que viria a ser o Iraque, desenvolveram-se as cidades da civilização Suméria (Mesopotâmia). Grande parte do legado arqueológico dos sumérios contém informações que indicam a existência de controles administrativos que influenciaram a moderna administração.

Por exemplo:

  • A abundância de água fez com que se formasse uma “sociedade de irrigação”, constituída de pequenas comunidades auto suficientes e interligadas. A responsabilidade de coordenar esse esforço coube àqueles que exerciam as funções sacerdotais. Os sacerdotes-reis mandaram construir templos que se transformaram em centros administrativos (realizavam-se anotações de controle, placas que registraram recebimentos de armazenagens e desembolso de produtos).
  • Surgimento das cidades e estados
  • Estrutura de colaboração entre as cidades-estados;
  • Formação de uma classe de dirigentes profissionais: os reis sacerdotes;
  • Formação de uma classe de funcionários públicos;
  • Invenção da contabilidade antiga;
  • Legislação (controle);
  • Planejamento de longo prazo (agricultura)
  • Administração e planejamento na construção das cidades;
  • Exércitos profissionais (defesa das cidades).

OUTRAS CIVILIZAÇÕES – CURIOSIDADES

    1. Egito por volta de 3100 a C. – vida estável baseado no ciclo de inundação. A regularidade das inundações do Nilo, influenciava ao planejamento de LP.
    2. Babilônia por volta de 2000 aC encontra-se em registros a dominação dos sumérios pela babilônia, com escritas das principais transações comerciais, evidenciando preocupação com o controle. Um dos maiores exemplos disso é o Código Hamurabi, excrito no século XVIII a C, contém 282 regras que incluem princípios como “olho por olho” e o “consumidor que se cuide”. È um dos mais famosos conjuntos de leis da história do mundo.
    3. CHINA século XXIV a.C obtém-se registros da atividade de assessoria. O objetivo dos assessores eram aproximar as regiões do governo central

3.1. Sun Tzu é um autor chinês que escreveu, no século IV aC a respeito da estratégia militar. “A Arte da Guerra”, teoria recomendando evitar a batalha, intimidar psicologicamente o inimigo e usar o tempo, em vez da força, para desgastá-lo e atacá-lo quando tivesse desprevenido. Orientou os governantes da china Mão Tse Tung e Ho Chin Minh estabelecendo-se como um dos principais registros sobre planejamento, comando e doutrina. Sob inspiração de Sun Tzu, no ano de 221 aC o primeiro imperador chinês inicia dois projetos importantes. O primeiro a construção de uma rede de estradas e o segundo construção da grande muralha (10 anos e 1.500 km de muralha).

    1. Grécia séc V a C. Democracia, estratégia, igualdade de todos perante a lei, ética na administração pública, planejamento urbano, universalidade da administração, raciocínio metódico, etc.

· Damocracia – Administração Participativa,

· Executivos – eleitos pela assembléia dos cidadãos,

· Ética – felicidade dos cidadãos como responsabilidade fundamental dos administradores, polis.

· Método – busca de conhecimento por meio da investigação sistemática e da reflexão abstrata;

· Estratégia – Encadeamento de meios lógicos para a realização de fins.

· Qualidade.

    1. Roma – séculos VIII a C e IV a C. Alguns itens da herança de Roma:

· Administração central

· Executivos tinham o intuito de negociar entre as cidades-estados;

· Rede de estradas e comunicação

· Planejamento e controle;

· Autoridade formal;

· Valorização da propriedade privada.

    1. Período Medieval – sistema feudal – durou 4 séculos. Os artesãos formavam as guildas que controlavam a venda e as troca dos produtos. Os associados eram regulamentados e registrados. As empresas controladas pelas guildas atuavam nos mercados locais, havia um mestre artesão que produzia e administrava. Foi um período de exploração e conflitos de interesses, os nobres estabeleciam cotas para os proletários trabalhadores dos feudos, o que formavam um sistema escravista e de dependência”.
    2. RENASCIMENTO: Capitalismo mercantil, o período das grandes conquistas e das colonizações e acúmulo de riquezas. Em Veneza, 1436 desenvolve-se o que ficou conhecido como arsenal de Veneza.

7.1 Maquiavel escreveu “O príncipe” na qual faz recomendações sobre como um governante deve comportar-se. O nome de Maquiavel é sinônimo de esperteza mal-intencionada – o que hoje denominamos de “maquiavélico”.

· Se tiver que fazer o mal, o principe deve fazê-lo de uma só vez, o bem deve fazê-lo aos poucos;

· O príncipe deve ter uma só palavra;no entanto deve mudá-la sempre que for necessário;

· O príncipe deve ser temido a ser amado.

EVENTOS DA REVOLUÇÃO URBANA

  • SURGIMENTO DAS CIDADES ESTADOS
  • FORMAÇÃO DE UMA CLASSE DE DIRIGENTES PROFISSIONAIS, OS REIS SACERDOTES
  • FORMAÇÃO DE UMA CLASSE DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
  • INVENÇÃO DA CONTABILIDADE

LINHA DO TEMPO DA ADMINISTRAÇÃO

PERÍODO E LOCAL

EVENTO

3.000 a.C. - Mesopotâmia

Civilização Suméria. Escrituração de operações comerciais. Primeiros dirigentes e funcionários administrativos

Século XXVI a.C. Egito

Construção da Grande Pirâmide. Controle de materiais, horas de trabalho, técnicas de construção, gerenciamento

Século XVI a.C. Babilônia

Código Hamurabi

Século VIII a.C. Roma

Começo do Império Romano, que duraria 12 séculos. Os embriões de todas as instituições administrativas modernas são criadas nesse período

Século VI a.C. China

Confúcio expõe uma doutrina sobre comportamento ético dos cidadãos e dos governantes

Século V a. C. Grécia

Democracia, ética, qualidade, método científico, teorização (pela observação) e outras idéias fundamentais.

Século IV a. C. China

Sun-Tzu prescreve princípios de estratégia e comportamento gerencial

Século III a.C. Roma

O exército romano é o modelo para os exércitos nos séculos seguintes.

1494 Gênova

Luca de Paciolli inventa o sistema de partidas dobradas para escrituração contábil e o divulga no livro “Obras completas de aritmética,Geometria,proporções e proporcionalidades)

Século XVI, Veneza

O arsenal de Veneza usa a contabilidade de custos, numeração de peças inventariadas, peças padronizadas e intercambiáveis e técnicas de administração de suprimentos. O arsenal tbém utiliza uma linha de montagem para equipar os navios.Em 1574, durante uma visita de Henrique III da França, um navio foi montado, equipado e posto ao mar em uma hora.

Século XVI Florença

Maquiavel publica “O príncipe” Um tratado sobre a arte de governar em que são enunciadas as qualidades do dirigente

Século XVIII Inglaterra

Revolução Industrial

1776 - Inglaterra

A Riqueza das Nações escrito por Adam Smith, descreve e o princípio da divisão do trabalho e a especialização dos trabalhadores.

1800 - Inglaterra

A fundição Soho, na Inglaterra criada por James Watt para Fabricar a locomotiva a vapor, é uma coleção de inovações administrativas: procedimentos padronizados de trabalho, especificações de peças e ferramentas, previsão de vendas e planejamento da produção, salários de incentivo, tempos padronizados, bonificações, contabilidade e auditoria

Início do século XIX – França e Inglaterra

Sistema de participação nos lucros, surgimento dos primeiros sindicatos de trabalhadores

1881 - EUA

Primeira faculdade de Administração

Final do século XIX até os anos 10 do século XX - EUA

Movimento da Administração Científica

Início do Século XX, EUA

Hugo Munsterberg, radicado nos EUA, seguidor de Taylor, estabelece a Pisicologia aplicada à administração.

Anos 10 EUA

Henry Ford estabelece a primeira planta de produção em série. Estabeleceu o conceito de linha de montagem. No começo de 1914, a Ford adota a linha móvel e mecanizada para a montagem de chassis. Adota tbém o dia do trabalho de 8hs e duplica o valor do salário para 5 dólares por dia.

Anos 10, Alemanha

Max Weber desenvolve estudos sobre a buirocracia.

Final dos anos 20

Experimento Howthorne. Escola das Relações Humanas

Final dos anos 30 e Segunda Guerra Mundial, EUA

Expansão do Movimento do controle estatístico da qualidade na indústria de guerra.

Anos 50, EUA

Proposta sobre a capacitação das empresas, controle de qualidade.

Anos 50, Japão

Especialistas americanos, como Deming, visitam o Japão para ministrar cursos de controle de qualidade. A Toyota aprimora o sistema Ford de produção de automóveis, ajustando-o as suas necessidades por meio de técnicas como just in time, Kanban e prensagem flexível de chapas de metal. Em 1957, o primeiro automóvel Toyota chega a América. Kaouru Ischikawa propõe o controle de qualidade total

Anos 50 e 60

Guerra Fria – Planejamento estratégico

Anos 60 e 70

Surgimento de software de gerenciamento:contabilidade , administração de pessoal e controle de suprimentos

Anos 70-80

Dissemina-se o modelo Japonês

Anos 80

Utilização indiscriminada de computadores, queda de preços

Anos 80 – 90 passagem para o séc XXI

Acelera-se a abertura das economia nacionais, a Globalização

Terceiro Milênio

Aumenta a ênfase no meio ambiente, terceirização em larga escala, empreendedorismo, qualidade de vida no trabalho, auto gestão, adm do terceiro setor.

O QUE SÃO PARADIGMAS ?????

Conceito:

Paradigmas são modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, para explicar e ajudar as pessoas a lidar com diferentes situações.

A palavra paradigma tem suas origens na filosofia. Segundo Abbagnano (1971, p.742) “a palavra significa no contexto da filosofia modelo ou exemplo. Foi Platão que empregou a palavra com o significado de modelo ao considerar como paradigma o mundo dos seres

eternos, do qual o mundo sensível é imagem”. Foi Kuhn (1991, p.30) que resgatou e empregou o “conceito de paradigmas como significado de modelo no contexto da história da ciência para analisar o desenvolvimento

Os paradigmas da administração mudam constantemente.As mudanças variam em termos de velocidade, permanência e magnitude.

A Revolução Industrial provocou mudanças de grande magnitude, em tempo relativamente curto, que moldou inúmeras características da sociedade atual. Formas de produção e consumo, urbanização, divisão de pessoas por classes, profissões, etc.

ADMINISTRAÇÃO

CONCEITO:

É O PROCESSO DE TOMAR DECISÕES SOBRE OBJETIVOS E RECURSOS

Maximiano, 2002

RECURSOS

Pessoas

Informações/conhecimento

Espaço/Tempo/Dinheiro/Instalações

OBJETIVOS DECISÕES

Resultado esperado Planejamento

Organização

Execução

Controle

O ato de administrar abrange quatro tipos principais de decisões, também chamadas de processos ou funções:




PLANEJAMENTO










CONTROLE ORGANIZAÇÃO










EXECUÇÃO

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